terça-feira, 24 de março de 2009

Ratatouille X A Loja Mágica de Brinquedos (ambos de 2007)

Assisti ao filme "A Loja Mágica de Brinquedos" e ele me fez lembrar de outros...

No ‘A Loja Mágica Mágica de Brinquedos’, Molly Mahoney (Natalie Portman) é uma concertista empacada na criação de sua primeiro concerto, acha que perdeu o brilho que todos viam nela quando criança, mas descobre que a magia vive dentro dela, e consegue trazer a magia de volta para a loja.

Descobre a magia e se transforma numa marionete.

A descoberta das combinações dos sabores
Já em 'Ratatouille', Remy, o ratinho cozinheiro, fala sobre a junção de dois sabores criando um terceiro sabor inusitado. Isso me levou pra bem longe, pra cozinha tailandesa, agridoce, onde o frango e feito com côco, e o camarão com bacon.

E também tem a ocasião em que o critico Ego vai experimentar o Ratatouille e é transportado para a infância, e a sacada é justamente esta, da escolha do prato, um prato tradicional, popular ligado as tradições do campo, e não algo sofisticado e contemporâneo.

A descoberta do som
Estas descobertas me remeteram a outro filme também de 2007, o 'O Som do Coração' (August Rush), que trata por sua vez da descoberta da música, da sonoridade... é outro filme que simplesmente amei (tem seus clichês, tem o Henrique VIII (Jonathan Rhys Meyers) e a Felicity (Keri Russell) juntos, mas é emocionante).
***
Gosto desta valorização dos pequenos das pequenas coisas, das misturas e dos prazeres das pequenas e novas descobertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário