terça-feira, 3 de março de 2009

Torrentes de Paixão, 1953

Mais um daqueles filmes que assisti no ano passado, antes do meu computador parar de colaborar comigo.
É o filme 'Niagara', 1953, do diretor Henry Hathaway.

Procurei este filme por ser um dos poucos com a Marilyn que ainda não tinha assistido. REalmente não achei grande coisa. Um casal jovem viaja em lua de mel acaba conhecendo um outro casal em crise (Marilyn Monroe e Joseph Cotten) e tentam se afastar, mas são envolvidos num complô que Marilyn arma com seu amante para matar seu marido e ficar com seu seguro. Porém o plano não dá certo, e quem acaba morrendo é o amante, e a jovem esposa (Jean Peters) se vê envolvida numa perseguição pelas cataratas de Niagará com o marido de Marilyn.

Em uma das primeiras cenas em que Rose Loomis (Marilyn) aparece, está usando um lindo e justo vestido vermelho. Decidida em mostrar que o marido é violento e louco, Rose caminha até o pátio do hotel, chamando atenção de todos os homens, e coloca um disco na vitrola. Num rompante de violência surge Joseph Cotten que tira o disco da vitrola e o quebra violentamente. Era exatamente o que ela queria.

O papel de Jean Peters era para ter sido de Anne Baxter, e com a desistência de Baxter o estúdio resolveu destacar Marilyn Monroe, que era uma atriz que eles ainda estavam pensando como melhor aproveitar, então tentaram construir um atriz dramática e sexy, decisão que não foi muito feliz, Marilyn só passou a ser bem aproveitada em comédias, seu verdadeiro filão.

***
Este é mais um daqueles filmes que as personagens femininas vivem 24h maquiadas, acordam com os cabelos escovados, etc.
***
A-d-o-r-o a música 'Kiss' (a fatídica do disco que Joseph Cotten quebra). Em quase todos filmes que estrelou tem alguma música cantada pela Marilyn, e está é uma das minhas preferidas. Tudo bem que ela não é uma Doris Day e muito menos uma Judy Garland, mas é ótima, e nem é essa coisa de tecnologia que afina o que a natureza não desafinou.
As melhores músicas de Marilyn estão no filme 'Quanto Mais Quente Melhor', comédia divertidíssima, vale a pena conferir!

Um comentário:

  1. TORRENTES DE PAIXÃO ( NIAGARA/ 1953 ), dirigido por Henry Hathaway, é um clássico. Até então especializado em westerns, Hathaway utilizou a linguagem do filme " noir " e , com o uso dar cor e adicionando elementos dos melodramas de suspense, superou o gênero, criando um filme que é reconhecidamente um marco na História do Cinema. Lançou a deslumbrante Marilyn Monroe ao estrelato e é a prova de que ela era uma excelente atriz muito antes de NUNCA FUI SANTA ( BUS STOP/1956, de Joshua Logan ), como querem os críticos conservadores. Aliás, Marilyn é a alma desse filme que, apesar de todos os elementos antológicos, tem na atriz seu ponto mais alto.
    ( Adriano Miranda- FRANCA-SP - Historiador de Cinema )

    ResponderExcluir