segunda-feira, 6 de abril de 2009

Quanto Mais Quente Melhor - 1959


Assisti novamente 'Some Like It Hot' do Billy Wilder.
Comédia sensacional, não é a toa que está entre os melhores filmes da história pelo .

O que temos neste filme? Dois atores excelentes (pessoalmente sou mais Jack Lemmon que Tony Curtis), e Marilyn Monroe fazendo o que melhor sabe fazer, ser Marilyn Monroe.
Tony e Jack são respectivamente Joe e Jerry, dois músicos que fugindo da máfia se vestem de mulher (Josephine e Daphne) e partem com uma banda só de mulheres para uma apresentação em Miami. E quem é a vocalista da banda? A meiga e desiludida Sugar Cane (Marilyn Monroe).
Nesta viagem de trem acontecem duas cenas que gosto muito:
Primeiro Sugar Cane canta "Runnin' Wild", uma música ligeira e divertida. Sim, pois é, Marilyn cantava em quase todos filmes que fez, e sabe quem treinou Marilyn para este filme? Judy Garland (pelo menos é o que o IMDb diz...).

E depois tem a cena em que Jerry/Daphne tentar dar em cima de Sugar, mas a coisa sai de controle e sua cama acaba virando uma confraternização com todas as garotas da banda e muito bourbon.

Esta cena lembra aquela clássica do 'Uma Noite na Ópera' (1935) dos Irmãos Marxs, em que a cabine em que eles estão viajando fica abarrotada de gente.


***
Os diálogos são ótimos, assim como em quase todos filmes do Billy Wilder.
Como estas duas, que aparecem em momentos diferentes do filme mas 'conversam' entre si.
Joe leva Sugar para um Iate num barco em marcha ré (que ele não sabe manejar), e pede desculpa dizendo que pode demorar um pouco. E Sugar se entrega: Não importa quanto tempo leva, mas sim quem está te levando.
E depois num momento em que Sugar se atrasa, ela pergunta se ele esperou muito tempo, e ele galanteador responde: Não importa quanto tempo se espera, mas sim por quem espera.

***
Adoro quando Sugar desiludida canta 'I'm Through With Love', e também o eco disso no filme 'Todos Dizem Eu te Amo'(1996) de Woody Allen, em que todos os personagens desiludidos amorosamente cantam esta música...
***
Outra coisa famosa neste filme aconteceu nos bastidores da filmagem, a famosa dificuldade de Marilyn em decorar suas falas, por mais simples que fossem.
Billy Wilder precisou de 47 takes para conseguir que ela falasse "It's me, Sugar", parece até ridículo, mas ela falava: "Sugar, it´s me" e "It's Sugar me". Precisaram escrever a fala numa lousa! E na cena da festinha do trem ela não conseguia falar "Where's the bourbon?", precisaram de 59 takes porque ela falava "Where's the whiskey?", "Where's the bottle?" e "Where's the bonbon?", isso porque no take 40 já estavam usando a lousa com a fla escrita.
Okay, ela deve ter sido uma pessoa difícil e tal, mas este filme não seria o mesmo sem ela.

Um comentário:

  1. Me lembrei desta canção do sonic youth:

    "...Theres something down there sugar soul
    Back to the cross a twisted lane
    There something down there sugar kane..."

    ResponderExcluir